Linux ou Windows – Qual Plano de Hospedagem é Melhor?

Na hora de escolher por um serviço de hospedagem de site, boa parte das pessoas ficam na dúvida entre qual a melhor plataforma, Linux ou Windows?

Ambos são famosos sistemas operacionais, muito usados ao redor do mundo. Contudo, quem nunca usou o Linux e fica na dúvida sobre como isso irá refletir em seu negócio.

“Será que é melhor ir com aquele sistema já mais conhecido? Ou será que o outro oferece vantagens que podem me auxiliar mais?”

Diversas são as dúvidas que podem surgir e foi pensando nisso, que resolvemos compará-los e mostrar suas diferenças para que você escolha a opção mais adequada ao seu projeto!

Diferenças Entre Linux e Windows

Hoje em dia, diversas empresas oferecem um serviço de hospedagem de site barata, profissional e como período de teste.

Desse modo, o cliente tem a chance de melhor um novo sistema operacional, o que é uma ótima vantagem. Mas, apesar disso, é sempre muito bom entender um pouco mais sobre cada um antes.

  • Linux: tal sistema é caracterizado como de código aberto. Sendo assim, construído com a contribuição de diversos programados que o utilizam, fazendo com que seja distribuído sobre uma licença público GPL;

  • Windows: enquanto este, é um sistema de código fechado e que precisa ter sua licença comprada para que o mesmo possa ser utilizado legalmente.

Então, já de cara quando analisamos superficialmente as características entre Linux e Windows, vemos certas diferenças.

O segundo passo a ser analisado é a linguagem de programação usada na criação do seu site. Uma vez que, cada um desses sistemas suporta determinadas linguagens.

Por exemplo, o Linux tem compatibilidade no suporte a Perl, PHP, JSP, Python e bancos de dados em PostgreSQL ou MySQL.

No entanto, o Windows se volta a hospedagem de site com linguagens ASP.Net ou ASP e bancos de dados SQL Server.

Isso porque seus servidores usam IIS (Internet Information Services), ao contrário do web Apache usado pelo Linux.

Vale destacar, que o PHO é uma linguagem nativa do Linux, sendo compatível com a hospedagem de site Windows apenas a partir da versão IIS6.

Um outro fator extremamente importante são os painéis de controle. Hospedagem linux conta com o famoso e mais utilizado painel de controle para planos de hospedagem do mundo, o cPanel.

É um painel muito utilizado, com constantes atualizações de segurança.

Dentre várias funcionalidades que ele tem, podemos destacar a integração com plugin/softwares integrado à ele, como o softaculous, um app que possibilita você instalar blog, portais, fóruns e muito mais com muita facilidade.

O que mais considerar entre esses sistemas?

Outra vantagem de um serviço de hospedagem de site grátis com 30 dias é avaliar o seu desempenho.

O sistema utilizado na hospedagem não interfere naquele usado nos seus computadores pessoais. Apesar disso, é sempre com analisar como estes responderão naquele ambiente.

Por exemplo, sites feitos em construtores se dão melhor com Windows, já os através de CMS em hospedagens Linux.

Logo, podemos entender que entre Linux ou Windows, a melhor hospedagem depende principalmente de sua linguagem de programação. Aquela usada em sua construção/desenvolvimento.

Já que isso interfere direto na compatibilidade e desempenho entre a hospedagem de site e tal domínio.

Caso sua linguagem e hospedagem já existente não seja compatível, a solução começa com um backup. Em segundo plano, deve-se ser cancelado o plano e feita a migração para aquele mais adequado e já escolhido!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre este conteúdo, deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.

Leave a Reply